sábado, 5 de novembro de 2011

MURILO MENDES: POEMAS DE OS QUATRO ELEMENTOS

(Ismael Nery)






ANTI-ELEGIA Nº 1

O dia e a noite são ligados pelo prazer
E pelas ondas do ar
A vida e a morte são ligadas pelas flores
E pelos túneis futuros
Deus e o demônio são ligados pelo homem.


SOLICITUDE

É preciso orientar as notas musicais
E cuidar do asilo das flores.
A criatura menos órfã do universo é a estrela
E a mais indiscreta, o homem.

O poeta guia a música.
A morte atrai o tempo,
O demônio atrai a guerra.

Tenho pena dos que vão nascer.


PIRÂMIDE

Sozinho no monumento dos séculos
Consulto meu cérebro
Eu sou tudo que foi, que é e que será.
Da minha cabeça a vida sai armada
Todas as coisas pensam em mim por mim contra mim
Meu olhos convergem para todas as coisas
Que de todos os lados convergem para mim.
Personagem de enigma
Assisto às idades desfilarem
Bebo a vida e a morte ao mesmo tempo
Personagem de enigma
Sou eu quem segura a água a terra o fogo e o ar
Julgando tudo e todos eu me julgarei.

2 comentários:

  1. Ótima escolha, Hilton. Gosto muito da poesia de Murilo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom ler a vertiginosa poesia de Murilo. Abraços. Jefferson Bessa.

    ResponderExcluir